Social Icons

9 de setembro de 2012

Exemplos de Misturas.

Há 3 tipos de misturas na Química, são elas:
  • Misturas Homogêneas.
  • Misturas Heterogêneas.
  • Misturas Coloidais.
MISTURA HOMOGÊNEA
A mistura homogênea é aquela cujas substâncias constituintes apresentam apecto uniforme, ou seja não há superfíce de separação. Esta uniformidade é devido ao processo de dissolução. Isso quer dizer que toda mistura homogênea é uma solução, ou seja, mistura homogênea é um conjunto de substâncias solúveis entre si.
Um exemplo é a mistura da água com álcool: quando misturadas essas duas substâncias é impossível distinguir uma da outra. Outro exemplo é a mistura de água e sal de cozinha, seguindo o mesmo padrão da mistura anterior.
 
MISTURA HETEROGÊNEA
Não apresentam as mesmas propriedades em todas as partes de sua extensão; é possível detectar-se pelo menos uma superfície de separação entre os componentes.
Exemplos: Alcool + areia; óleo + água.


MISTURA COLODIAL
Nas misturas coloidais, os componentes da mistura consegue distinguir-se pequenas partículas a olho nu , contudo se usarmos um instrumento de ampliação, como um microscópio, conseguiria-se distinguir muito melhor os diferentes componentes da mistura. Ex: Se deixarmos maionese fora do frigorífico durante algum tempo conseguimos visualizar pequenas partículas de gordura
Por exemplo, se observares uma gota de sangue a olho nu não consegues identificar os seus componentes, mas se observares essa gota ao microscópio, distingues os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos, as plaquetas, etc.
______________________________________________________________________

Podemos também como nomear as mistura pelo seu PF e PE.
  • Misturas Azeotrópicas
  • Misturas Eutéticas
MISTURA AZEOTRÓPICAS
São misturas em que o ponto de ebulição não se altera, durante a ebulição mantém a temperatura constante, comportando-se como um composto químico ou um elemento. Esse tipo de mistura acontece quando o ponto de ebulição atinge o patamar.É muito comum entre líquidos. Ex.: O álcool hidratado é uma mistura azeotrópica, isso se deve porque esse álcool está misturado à água em uma proporção onde é impossível separar pela ebulição, já que a temperatura se mantém constante. PE = 78,5°C; PF = -177°C; P = 0,79g/cm³ são os pontos de fusão (PF) e ebulição (PE) do álcool.

MISTURA EUTÉTICAS
São misturas cujo ponto de fusão ocorre em temperatura constante. Isso é muito comum em misturas entre metais. Ex.: o bronze é uma mistura de cobre com o estanho, impossível separar por fusão.

0 comentários: